Envelhecimento dos cabelos
Com o tempo, os fios perdem espessura, brilho e densidade. Mudanças hormonais e danos acumulados impactam a vitalidade capilar, exigindo cuidados específicos para preservação e fortalecimento.

Assim como a pele, os cabelos também sofrem com o passar dos anos. O envelhecimento capilar leva ao afinamento dos fios, perda de brilho, ressecamento, queda e surgimento de cabelos brancos. Além do fator genético, hábitos como exposição ao sol, poluição, alimentação inadequada e estresse aceleram esse processo. Sabe aquela história: “meus cabelos não são mais os mesmos”. Pois é, isso pode ser sinal de envelhecimento dos fios. Assim como a pele e as unhas, nossos cabelos também envelhecem e, principalmente, se modificam com o tempo.
Agendar uma consulta
Marque uma avaliação com a Dra. Joana Barbosa!
Envelhecimento dos cabelos
As principais mudanças que ocorrem no cabelo ao longo do tempo incluem:
- Redução da espessura dos fios, tornando-os mais frágeis e propensos à quebra.
- Menor produção de melanina, resultando no aparecimento dos fios brancos.
- Diminuição da hidratação natural, causando ressecamento e frizz.
- Queda capilar mais acentuada, especialmente após os 50 anos.
Seu diâmetro diminui, eles afinam, perdem velocidade de crescimento, se tornam mais secos, quebradiços e, por fim, surgem os fios brancos. Além disso, condições como o tabagismo, a exposição à poluição e a radiação solar, podem favorecer para que esse processo ocorra ainda mais rapidamente devido a liberação dos radicais livres (*substâncias produzidas pelo organismo quando sofrem alguma agressão e que aceleram todo o envelhecimento).
Alguns dos processos que influenciam os fios:
- Encurtamento da fase de crescimento: devido a um período mais curto do “amadurecimento” dos cabelos, eles não têm tempo suficiente para tornarem-se grossos e compridos. Esse processo, até o momento, é irreversível; e ocorre por fatores genéticos e cronologia de idade.
- Perda da cor dos fios: sem dúvida, a principal causa das madeixas brancas, é a herança familiar. Mas, o surgimento dos fios brancos está também associado à produção de radicais livres em excesso que podem ser ocasionados por estresse físico e mental.
- Diminuição do volume de fios: o terror de todas nós é começar a visualizar o couro cabeludo entre os fios. Isso não ocorre só por queda, mas também pela alteração no ciclo capilar ao longo dos anos.
- Ressecamento dos fios e frizz: a qualidade dos fios muda e a causa disso pode ser a menopausa; fator determinante para as mulheres. A redução do hormônio estrogênio, nessa fase, deixa os fios mais secos e com aspecto áspero.
Também é importante saber de alguns detalhes:
- O envelhecimento não causa a queda capilar. O que ocorre é uma diminuição de volume e tamanho com os anos.
- Todas essas alterações podem ser amenizadas!! Para isso, é preciso avaliar individualmente o cabelo de cada uma.
E quando falamos de tratamento, o cronograma capilar é uma rotina de cuidados que tem como objetivo deixar o cabelo hidratado, nutrido e saudável da raiz às pontas. Ele é indicado para todos os tipos de fios, desde os lisos até os crespos. Seguir um cronograma capilar é recomendado principalmente para pessoas que têm os cabelos ressecados, oleosos e até mesmo quebradiços, pois ajuda o cabelo a crescer saudável.
A rotina do cronograma capilar é composta por três passos: hidratação, nutrição e reconstrução. Esses cuidados vão tratar a área externa do fio.
IMPORTANTE: nenhum cronograma capilar vai tratar a queda dos cabelos. Eles são capazes apenas de tratar os fios do lado de fora da pele, e não a raiz.
Quais os cronogramas capilares indicados pela Dra Joana Barbosa:
- Fortalize hair: cabelos nutridos e hidratados. A hidratação e nutrição estão relacionadas ao estado da cutícula, camada mais externa do cabelo – logo, um cabelo macio e hidratado possui uma cutícula uniforme, que se traduz em maciez, brilho, menos frizz e maior resistência.
- Reconstrution hair: recuperação de cabelos quebradiços e quimicamente tratados. Aqui é necessário a reconstrução do fio, ou seja, uma reposição da massa de queratina que envolve as fibras capilares. Cabelos quimicamente tratados precisam de atenção antes e depois dos procedimentos. Sejam eles coloração, alisamentos ou permanente, esses processo abrem as cutículas dos fios e faz com que haja uma perda maior de nutrientes dos fios.
- Aging hair: força e melhora de espessura : com o envelhecimento, nossos fios vão perdendo a espessura e o brilho. Neste cronograma capilar, o objetivo é encorpar a fibra de queratina e dar força ao fio.
E, além do cronograma capilar, para manter um cabelo saudável ao longo dos anos você pode realizar outros cuidados contínuos, como:
- Reposição de nutrientes: suplementação e alimentação equilibrada ajudam a preservar a saúde capilar.
- Terapias dermatológicas: microagulhamento, laserterapia e ativos bioestimuladores podem fortalecer os fios.
A melhor estratégia para cabelos bonitos e saudáveis na maturidade é a prevenção e o cuidado personalizado. Agende uma consulta com a Dra. Joana Barbosa e tenha um plano de tratamento exclusivo para os seus fios!